Resumo parcial livro "Gestão Empresarial: organizações que aprendem"
Acadêmico: Danguis
Professor: (...)
Disciplina: Administração aplicada a informática
Resumo parcial referente à RODRIGUEZ, Martius Rodrigues Y. Gestão Empresarial: organizações que aprendem. Rio de Janeiro: Qualitymark/Petrobras, 2002.
Por que mudar?
As mudanças sempre ocorreram ao longo dos anos. O que vem acontecendo é que as mudanças estão cada vez mais rápidas. Mal as pessoas se adaptam a uma determinada situação surge uma nova.
As empresas estão em permanente mudança, buscando a cada momento criar produtos e serviços, e em constante reorganização, terminando por se fundirem ou criando novas áreas de negócios.
Os lentos dão lugar aos rápidos. O mercado estará na mão daqueles que conseguirem atuar diferencialmente nas dimensões: pessoas, processos e tecnologia, orientados por estratégia e suportados por conhecimento.
Os clientes constituem uma das dimensões fundamentais das organizações, forçando-as e guiando-as para mudança. No início da sociedade industrial, o produto de valor eram as máquinas – hardware. Os processos eram rudimentares. Com a evolução da tecnologia industrial, as máquinas começaram a produzir outras máquinas, e assim seu valor relativo diminuiu. O conhecimento contido no software tornou-se mais importante que o do hardware.
Os elementos para geração de produtos são na essência os mesmos, desde a sociedade industrial. O que tem se modificado durante o tempo é a importância relativa entre estes elementos em função ao valor que agregam ao processo produtivo.
“O corpo de uma empresa é formado pelos seus processos e pela sua tecnologia, sendo seu coração e cérebro formados pelos funcionários”.
Na maioria das vezes, a introdução de drásticas mudanças na empresa chega somente no momento em que a mesma precisa sobreviver, ou seja, quando se encontra entre o limite entre a vida e a morte.
Com o aumento no fluxo de informações nas diversas mídias, o mundo globalizado