RESUMO DE FÍSICA I
Grande parte das ciências exatas no estudo da engenharia se baseia em medições e grandezas físicas. A grandeza física está associada a algum fenômeno natural, que pode ser comparado e medido quantitativamente. Comprimento, tempo e massa são chamadas de grandezas fundamentais, todas definidas por um padrão onde também recebeu uma unidade de medida. Para se realizar conversões de uma unidade para outra é preciso relacioná-las, de forma que possamos cancelar as unidades iniciais e manter as unidades que queremos. Exemplo: conversão de minutos (min) para segundos (s) – Vemos que 10 minutos esta como numerador no primeiro fator e para que ocorra a conversão colocamos a mesma unidade minuto no denominador do segundo fator, onde o mesmo esta relacionado com a unidade segundos (1minuto = 60 segundos). Então multiplicamos os numeradores e os denominadores, logo depois fazemos a divisão entre eles:
A unidade minuto (min) está em negrito, pois durante a operação ela foi cancelada.
As grandezas físicas também podem ser caracterizadas por sua intensidade, são as chamadas grandezas físicas escalares (tempo, massa, comprimento, etc). Existem grandezas que além da intensidade, contam com uma orientação espacial (direção e sentido), são as chamadas grandezas físicas vetoriais. Velocidade, aceleração, força são alguns exemplos de grandezas físicas vetoriais.
Movimento Retilíneo (MR)
Os vetores são de suma importância para o estudo dos movimentos. Mover-se é o ato de deslocar-se de um local para outro. O estudo do movimento dos corpos em suas trajetórias em função de alguma das grandezas físicas é chamado de cinemática. Quando um objeto está em uma trajetória e percorre distancias iguais em intervalos iguais de tempo, permanecendo assim com uma velocidade constante, nos dizemos que objeto realiza um Movimento Retilíneo (MR).
Alguns conceitos facilitam a compreensão deste estudo. Sempre que estudamos qualquer