Resumo de fisiologia
Estudo da comunicação intercelular e extracelular através de mensageiros químicos chamados hormônios.
Hormônios:
São substâncias químicas produzidas por glândulas, tecidos ou células especializadas, que se acoplam aos receptores de tecidos-alvos, gerando um efeito fisiológico (resposta reguladora). Adipocinas: Proteína secretada pelo Tecido Adiposo Branco (TAB) e outros tecidos que influencia não só a função adipocitária, mas, como é liberada em níveis séricos, afeta muitas vias metabólicas. Causam destruição (efeitos deletérios) do sistema vascular. Ex. Leptina: hormônio produzido pelo tecido adiposo que atua no centro da fome/saciedade: quanto menor a fome, maior a saciedade.
Tipos:
Anorexigênicos: diminuem ou inibem o apetite; ex. leptina
Orexigênicos: estimulam o apetite; geram sensação de fome.
Esses hormônios atuam no balanço energético. Ex. insulina e glucagon
Desbalanço energético: uso das energias armazenadas (perda de massa gorda) o que gera uma inapetência; alimentação não é capaz de suprir a demanda energética.
Funções:
Integrador: se relaciona com o sistema nervoso
Regulador: regula processos fisiológicos (metabolismo, crescimento e reprodução).
Ex: estímulos = stress e frio; atuam no hipotálamo ativando hormônios que atuarão na adrenal onde ocorrerá a liberação de cortisol. Quanto mais estímulos, maior a produção de hormônios.
Classificação:
1) Quanto à natureza química:
- derivados de AA: Tem como precursor o aminoácido tirosina; fazem parte deste grupo: catecolaminas (hidrofílicas) e hormônios tireóideos (lipofílicos).
- proteínas (maioria), peptídeos e glicoproteínas: peptídeos e proteínas conjugadas com glicídeos; são hidrofílicos.
- esteróides (a partir de AG, cortisol) – drogas esteroidais: possuem efeitos de hormônios, porém não são; derivam-se do colesterol; fazem parte: adrenocorticais e hormônios sexuais; são lipofílicos.
- ácidos graxos.
Eixo hipotalâmico-hipofisário: 2) Hormônios