Itil
Miguel R. Medeiros, André R. Felipe Sant’Ana, Ingrid F. Cruz
Diretoria dos Cursos de Informática
Universidade Nove de Julho - Uninove
São Paulo - Brasil
e-mail:miguelrmedeiros@gmail.com
Resumo: O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre a terminologia, estrutura, os conceitos e definições sobre o Gerenciamento de Serviço de TI, considerando todo o ciclo de vida do serviço, bem como apresentar e detalhar o modelo de gerenciamento por processos conforme as recomendações do ITIL, bem como abordar de forma prática e sistemática os desafios para sua implantação e adequação à realidade de uma empresa, bem como as diferenças entre suas versões 2 e 3.
Palavras Chaves: ITIL. Gerenciamento de Serviços de TI. Help Desk.
1 – INTRODUÇÃO O ITIL (IT INFRASTRUCTURE LIBRARY) constitui-se numa estrutura pública que descreve as melhores práticas em gerenciamento de serviços de TI, já estabelecidas e utilizadas por inúmeras empresas no mundo inteiro tornando-se uma referência global para prover melhor produtividade à área de TI. O ITIL está centrado na melhoria contínua e medições da qualidade da entrega de serviços de TI, observando ambas as perspectivas, a de negócio e a do cliente. O ITIL- fornece essa abordagem; com uma plataforma focada nos processos e nas suas relações de dependência, o ITIL fornece uma orientação para as TI baseada nas melhores práticas e num ambiente de qualidade, envolvendo pessoas, processos e tecnologia para dirigir as TI como um negócio. Fiz uma seleção na empresa e um dos profissionais era certificado ITIL, expliquei como minha gerencia atuava e perguntei o que o ITIL teria haver com o meu trabalho, sabe qual foi a resposta dele? Não, o ITIL nada tem haver com este trabalho, oras isso foi a maior decepção.
Para aquelas empresas cujo TI é seu fim, temos as seguintes definições, “ser capaz de contabilizar totalmente os gastos com