RESUMO DE FILOSOFIA ANTIGA
RESUMO DE FILOSOFIA ANTIGA
Prof. Atílio Monteiro Júnior
1. Apresentando a filosofia
“Das duas uma: deve-se filosofar ou não se deve filosofar; mas, para negar a necessidade do filosofar é, ainda assim, preciso filosofar”. (Aristóteles, Protréptico)
Ao iniciarmos o estudo da filosofia, nos colocamos algumas perguntas básicas: que é filosofia? Que assuntos estuda? Para que serve? Qual a sua história? Qual sua relação com os demais campos do conhecimento?
O que é a filosofia?
Para entender o que é a filosofia, não basta saber sua definição, é preciso praticá-la.
Nenhuma outra forma de conhecimento pode ser identificado com a Filosofia.
Filósofo = amante da sabedoria
A filosofia não é propriamente um saber, é sabedoria.
A filosofia não fornece respostas prontas, mas indica caminhos para a solução dos problemas.
O filósofo procura sempre a raiz última do problema. Para isso, eleva aos limites extremos os potenciais da razão humana.
A filosofia auxilia o homem a se libertar das amarras do conhecimento imposto, dos preconceitos, das armadilhas ideológicas, da visão mesquinha do mundo.
“A filosofia é um meio de libertação do homem, enquanto possibilita o livre pensar”. (Karl Jaspers)
2. As disciplinas filosóficas
Desde seu surgimento na Grécia Antiga, em torno do século VI a. C., a filosofia foi ampliando os temas de suas reflexões até alcançar a vastidão que tem hoje.
O surgimento de vários campos da filosofia obedeceu, e ainda obedece, às exigências do pensamento humano, suas necessidades e crises ao longo da história, pois, se a filosofia é crítica sobre a vida, ela vai repensar exatamente aquelas questões que incomodam em cada momento da história humana.
Principais disciplinas filosóficas ou campos de estudo:
a) Metafísica (ontologia) – reflete sobre o SER. Estuda o ser em geral, quando tenta buscar o que as coisas são. O que é o ser? Quando estuda o ser em particular, dedica-se ao estudo racional da alma, do mundo