formalismo aula 03
1) A gramática tradicional afirma que o sujeito o ser de que se afirma algo e que o predicado é o que se afirma do sujeito. Redija um texto crítico entre 10 a 15 linhas comentando a circularidade da definição e demonstrando que a definição não se aplica a todas as orações do português. Exemplifique. A circularidade nas definições de sujeito e predicado acontece quando para compreender o conceito de um, no caso, sujeito, é preciso recorrer a definição do outro, o predicado. Entretanto, existem muitos equívocos nas definições, encontradas nas gramáticas, quando afirma que o predicado é o que se afirma do sujeito, encontramos inconsistência, já que, existem orações sem sujeito, aquelas cujos verbos, são impessoais, como: Choveu hoje. Onde está o sujeito? O que o predicado afirmaria do sujeito, se não existe sujeito.
2) Você viu que o gerativismo se apoia em conceitos fundamentais que foram apresentados no texto. Depois de ter tirado suas dúvidas com seu tutor, diga, com suas palavras o que você entende por cada um destes conceitos.
1. mente;
É o conjunto de ideias e certezas de uma pessoa. Responsável pelas atitudes e comportamentos comuns da natureza humana. O nosso intelecto.
2. Racionalismo;
É capacidade de racionar, concepção acerca do mundo. É esta a responsável pela aquisição da linguagem.
3. Aceitabilidade;
Entendo que aceitabilidade é um termo que se liga à recepção de um determinado enunciado, existem sentenças que são consideradas aceitas e outras não aceitas. Por exemplo: A escola foi reformada – aceita, a foi reformada escola – não aceita
3) Uma gramática, para ser bem construída, tem de escolher bem o corpus para chegar a conclusões aceitáveis. O corpus tem de basear-se num dado estado da língua e não pode misturar épocas e nem focar diversos lugares. Veja o arquivo retirado da Gramática de Rocha Lima ( 1985) , no ponto que trata da sintaxe e veja que críticas você pode fazer.
A atividade linguística