Resumo De Aula Metaf Sica Filosofia Antiga
Gênese dos Gregos, características gerais
O povo grego surge no século IX a. C., civilizações anteriores habitavam onde será conhecido como “Grécia”.
O “milagre grego” é a tese que sustenta que a filosofia apareceu do nada no mundo grego, a qual atualmente é contestada, pois o conhecimento já era desperto em outros povos, entretanto os gregos apresentaram particularidades no lidar com o conhecimento, isso propiciou que somente na Grécia surgisse a Filosofia, esta somente no seu surgimento é grega.
Os gregos foram influenciados por diversos povos; os fenícios contribuíram na criação do alfabeto grego (os fenícios eram mercantilistas da bacia do Mediterrâneo), a letra é a representação escrita do menor fonema (som) expressado oralmente, já outros povos possuíam outra forma de escrita: silábica e ideograma.
A Filosofia que é grega se utilizou de uma escrita não grega, houve a influência “bárbara”, além do mais alguns filósofos (como os primeiros), e o grande sistematizador da Filosofia, nem gregos eram: Aristóteles era Estagirista, proveniente da Macedônia.
Certo modo (forma) de pensar constitui a Filosofia, mas pensar não é Filosofia, pois se assim fosse a Filosofia não teria nascido somente na Grécia, o que faz a Filosofia ser exclusivamente grega é criação de um corpo de problema teórico (ciência, episteme), a qual os demais povos não tinham, tinham conhecimento, mas não teorético.
Os poemas homéricos são os mais antigos da tradição grega, chamam-se assim devido ao seu suposto autor Homero, o qual não se sabe se existiu, acredita-se que os poemas homéricos são de uma tradição de em média quatrocentos anos, poemas transmitidos de forma oral e decorada, tal transmissão fazia parte da educação dos Gregos, posteriormente fixados na escrita. As duas obras célebres de Homero são Ilíada e a Odisseia, ambas de cunho mítico, que apresentam certa racionalidade, há a necessidade de se justificar, este pensa nas próprias ações do povo que o