Resumo De Direitos Humanos
A terceira geração dos direitos humanos
A ampliação do conteúdo dos direitos fundamentais da pessoa humana, possibilitou importantes conquistas para a humanidade; esse processo de ampliação de direitos históricamente passou a expressar os ansios de toda a humanidade. Assim foi com as lutas contra o absolutismo feudal durante os séculos XVII e XVIII, já as lutas do século XIX demonstraram que a humanidade deveria avançar mais em busca de conquistas que possibilitassem as condições de viabilização da felicidade humana.
Durante o século XX, novas reivindicações humanas, sociais e estatais passam a fazer parte do cenário internacional e do imaginário social das sociedades contemporâneas. As condições para a ampliação do conteúdo dos direitos humanos se apresentavam no sentido da garantia e proteção das liberdades e da vida.
A partir do pós-guerra desenvolvem-se os direitos dos povos, a partir de uma classificação que distingue entre os seguintes direitos: da liberdade, da igualdade e da solidariedade, assim, os direitos dos povos são ao mesmo tempo "direitos individuais" e "direitos coletivos" de interesse de todos.
O contexto histórico pós segunda guerra mundial trouxe para a humanidade uma nova era, a luta nos campos de batalha revelou as grandes violações de direitos humanos ocorridas nos campos de concentração nazista.
A realidade do fim do conflito mundial, no entanto, foi mais complicada do que o desejo de muitos, pois no fim da guerra abriu-se uma nova realidade mundial, o mundo do pós guerra nasceu dividido em blocos de poder( Ocidente - Estados Unidos x Comunismo - URSS), sob o fantasma da guerra fria onde iniciou-se o ensaio geral da "Era Nuclear" que pela primeira vez na história humana, mostrou como o conhecimento e a ciência podem ser utilizados para o exercício ilimitado do poder, em que o ser humano passou a viversob o signo da destruição completa; é a solução final, sem vencedores. todos vencidos.