ETAPA 3 Contabilidade Avan Ada
Imposto de Renda
“Sobre o Imposto de renda, podemos assim conceituar como”. Um tributo que, por sua natureza pessoal, deve estar intimamente vinculado à capacidade contributiva de cada membro da coletividade. Em decorrência, todos os rendimentos deveriam compor um total global num período considerado para aferimento de justa contribuição social .
Contribuições Sociais
Como Contribuições Sociais podemos afirmar que “Se constituem no tributo instituído pela União, tendo em vista a intervenção no domínio econômico; o interesse da previdência social, ou das categorias profissionais cuja arrecadação pertence e, feita, por delegação, por entidades autárquicas ou parestatais”.
DEFINIÇÕES
Resultado Contábil antes do Imposto de Renda é o lucro líquido ou prejuízo de um período, antes da dedução ou acréscimo das despesas ou receitas de imposto de renda e da contribuição social.
Resultado Tributável é o lucro ou prejuízo de um período, calculado de acordo com as regras estabelecidas pelas autoridades fiscais, e sobre o qual são devidos ou recuperáveis o imposto de renda e a contribuição social.
Despesas ou Receitas de Imposto de Renda e da Contribuição é o valor total incluído na determinação do lucro líquido ou prejuízo do período, no tocante a tal imposto e contribuição, abrangendo os valores correntes e diferidos.
Imposto de Renda e Contribuição Social Correntes é o montante do imposto de renda e da contribuição social a pagar ou recuperar com relação ao resultado tributável do período.
Obrigações Fiscais Diferidas são os valores do imposto de renda e da contribuição social a pagar em períodos futuros, com relação a diferenças temporárias tributáveis.
Ativos Fiscais Diferidos são os valores do imposto de renda e da contribuição social a recuperar em períodos futuros com relação a:
a) diferenças temporárias dedutíveis;
b) compensação futura de prejuízos fiscais não