Resumo Direitos Humanos
OBJETIVOS DA DISCIPLINA:
Compreender as diversas relações do homem com a cidade; Quais os fundamentos éticos e políticos que norteiam o debate sobre cidadania e direitos humanos; Esclarecer o que compreende a esfera pública e a esfera privada e qual a abrangência de nossa participação como cidadãos nessas esferas.
CIDADANIA Quando falamos em cidadania estamos falando do ser humano e de suas relações com a sociedade (cidadão / cidade). O homem é responsável pelo bem estar da sociedade e da polis, à condução de seu povo ao bem estar comum. Ser humano possui natureza social, conforme a tese sustentada por Aristóteles, na obra política, ''O homem por natureza é um animal social''. Isso indica uma relação indisociável entre o cidadão e a polis (cidade-estado). Segundo Aristóteles, toda sociedade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem. De todas as comunidades a mais importante é a cidade, que a comunidade política. O bem de que fala Aristóteles é o bem comum. Na Obra ÉTICA A NICÔMACO, considera que a finalidade da ciência política é o bem do homem, que é mais desejável alcansá-lo ou persegui-lo para uma cidade do que para um único indivíduo (coletividade). Não há homem feliz se a cidade ser e vice versa. Para isso, o homem deveria ser bem educado para agirem de modo bom, virtuoso, para o bem da cidade. Platão, com sua Alegoria da Caverna, em seu livro a REPÚBLICA, dizia que, para atingir o bem, era necessário sabedoria. Esse percurso não era só de ida, pois o filósofo deveria retornar para governar a ''caverna''. Polis, não há como fugir dela, há como melhorá-la. Em Platão, não há dúvida, a ação isolada pode implicar prezuízo para o bem comum e, com isso, para toda a cidade.
A ESFERA PÚBLICA E A ESFERA PRIVADA
Ao falarmos em cidadania estamos falando de ética e política, as duas são inseparáveis. É importante notar qual a relação entre ética e cidadania,