Resumo de Diagnóstico psicológico - a prática clínica
Segundo o autor, a psicologia é uma ciência, uma vez que é constituída por estudos sistemáticos que validam suas teorias e técnicas.
Na história da psicologia existem diversas teorias e correntes. O texto trata das mais conhecidas e seus resultados positivos.
No Brasil existe uma legislação específica e regulamentação sobre a prática da psicologia.
A psicologia clínica é abordada pelo autor como o conjunto de técnicas que visam o atendimento de situações em que indivíduos com dificuldades psicológicas buscam auxílio. Neste contexto é exposto três principais metodologias: modelo médico, o modelo psicométrico e o modelo behaviorista. Cada qual com sua definição
Porém, os modelos científicos demonstraram problemas de aplicação, dando abertura para a subjetividade.
Neste aspecto existem três principais correntes de reconhecida eficiência. São eles: o humanismo, a psicologia fenomenológica-existencial e a psicanálise. No texto o autor descreve de forma resumida as características de cada corrente.
Por fim é colocado o desafio de integrar a teoria com a prática. A atuação do profissional nos dias atuais requer uma integração entre correntes, na busca de possibilidades de solução de inquietações psicológicas. Existe a necessidade constante de aprimoramento e entendimento de que as teorias existem para guiar o profissional. Neste sentido a colocação do autor é muito interessante. Ficar “aprisionado” em determinada corrente teórica é diminuir a possibilidade de resultados realmente positivos na vida dos