Aspectos da Região Sul
Aspectos naturais A região sul é a mais frias de todas do Brasil, com o clima sub-tropical, exceto no norte do estado do Paraná onde predomina o clima tropical. Porém, o clima na região sul apresenta grandes variações, sendo o responsável pelo registro das temperaturas mais baixas do Brasil no inverno.
Devido a essas variações em algumas localidades da região sul pode ocorrer até neve em determinadas épocas do ano, como é o caso da região central do Paraná, e o planalto serrano do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde são registradas as temperaturas mais baixas.
Nas regiões de clima mais ameno a vegetação típica é a floresta de araucárias (pinhais), enquanto que em boa parte do Rio Grande do Sul, podemos encontrar extensas pradarias, ou campos naturais, chamados de “pampas” ou “campos sulinos”. Sua vegetação é bem diversifica com a Mata Atlântica, matas de araucárias e da bacia Paraná-Uruguai. Rica em planícies, depressões, com planaltos meridionais e atlântico. Sua hidrografia contém 4 rios e 3 bacias, com capacidade o bastante para produzir energia.
Os outros elementos do quadro natural sulista, entretanto, quase sempre apresentam duas paisagens em contraste: relevo com extensos planaltos e estreitas planícies, hidrografia com duas grandes bacias fluviais (a do Paraná e a do Uruguai) e outras menores, vegetação em que se alternam florestas e campos. Considerando sempre esses contrastes, será mais fácil compreender a natureza sulista.
O relevo da região Sul é dominado, na maior parte de seu território, por duas divisões do planalto Brasileiro: o planalto Atlântico (serras e planaltos do Leste e Sudeste) e o planalto Meridional. Nessa região, o planalto Atlântico é também denominado planalto Cristalino, e o Meridional é subdividido em duas partes: planalto Arenito-basáltico e Depressão Periférica. A região apresenta ainda algumas planícies.
O ponto mais elevado da região sul é o Pico Paraná, com 1922 metros de altitude, localizado no