ludicidade
A partir das nossas pesquisas vemos que a criança aprende enquanto brinca. A brincadeira se faz presente na vida da criança e apresenta elementos indispensáveis para o desenvolvimento infantil e para o relacionamento da criança com outras pessoas.
O jogo, o brinquedo e as brincadeiras além de trazer prazer e alegria para as crianças, proporcionam um momento de relaxamento, e funciona como um mecanismo para desenvolver a memória da criança.
Jogando a criança vai desenvolver capacidades indispensáveis para a sua atuação profissional como: atenção, concentração, afetividade, concentração etc. Trazendo benefícios significativos e estruturando desenvolvimentos psicológicos e cognitivos da criança.
A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade principalmente na infância, na qual deve ser vivenciada, não apenas para o divertimento mais no âmbito de desenvolver habilidades da criança, visto que o conhecimento é construído por trocas recíprocas, e por relações interpessoais que se constrói durante toda a formação da criança.
O brincar dirigido, e o brincar livre contribuem muito para o aprendizado. Até mesmo em uma atividade livre a criança aprende a criar, montar desmontar e encaixar.
É um momento importante em que o educador, pais e cuidadores podem observar o comportamento da criança, verificando se ela é tímida, criativa, se possui um perfil de liderança, ou se tem dificuldade em se socializar com os outros.
A Educação infantil deve se preocupar com o desenvolvimento e as capacidades do educando, levando a criança em seu processo de desenvolvimento, a buscar realizações nos seus aspectos sociais, políticos, emocional e cognitivo para que seja capaz de se tornar um membro da sociedade, com oportunidades e possibilidades de transformar o mundo.