Ciencias Sociais
ETAPA 1
1-INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de apresentar as principais características dos agentes de socialização e informar como e qual a importância do processo de socialização que acontece na infância, onde são introduzidos em nosso aprendizado regras, costumes e crenças, do que é considerado e estabelecido pela sociedade como sendo certo ou errado.
Os principais agentes no processo de socialização são: a Família que introduz os primeiros contatos sociais; a escola que proporciona o contato e o convívio com mas pessoas interagindo assim com mais aspectos estabelecidos dentro da mesma comunidade; organizações, onde ele irá se comunicar com os grupos de status que mudam de acordo com a idade e principalmente os meios de comunicações que com a massificação no acesso a informação possui um poder jamais visto, pois nos mostra todos os modelos, atitudes e comportamentos que irão influenciar para o bem ou mal a atitude dos indivíduos dentro da sociedade.
Todos esses agentes são de fundamental importância para que se forme a personalidade de cada um e como ele irá relacionar.
Serão trabalhados temos como consumo, meio ambiente, desastres ambientais e outros temas que são inerentes a relação humana.
2- DESENVOLVIMENTO
2.1 - CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE: SEUS SIGNIFICADOS.
2.1.1 – CULTURA
O sentido sociológico da palavra Cultura não é o mesmo da linguagem do senso comum. Na linguagem cotidiana, a palavra “cultura” é empregada com vários significados. Afinal estamos em uma sociedade onde os costumes são muitos, quando, por exemplo, se diz que fulano tem cultura, significa um determinado tipo de realização humana, como a arte, a ciência, a filosofia. Sabemos que desde o inicio, a cultura vem dos seus costumes e sua fala é da maneira como cada região vive. Por isso, pode-se dizer que na cultura existe a subcultura, ou seja, cada país, estado ou cidade tem seus costumes, maneira de fala de se expressar, suas crenças, etc. Afinal