Resumo de Desenvolvimento Crânio Facial
EVENTOS INICIAIS DO DESENVOLVIMENTO CRÂNIO-FACIAL ATÉ A FASE DO DISCO EMBRIONÁRIO - O desenvolvimento pré-natal humano se inicia pela fertilização de um óvulo (ovo com 23 cromossomos) de uma mulher por um espermatozóide (23 cromossomos) do homem. Os 46 cromossomos no interior do núcleo de um ZIGOTO (ovo fertilizado, isto é, "óvulo+espermatozóide") contêm todas as informações genéticas.
30 horas após a fertilização, o zigoto sofre uma divisão mitótica quando se movimenta através da tuba uterina em direção ao útero. Depois de mais algumas divisões celulares, a massa embrionária consiste em 16 ou mais células e é chamada de MÓRULA. 3 a 4 dias após a concepção, a mórula penetra na cavidade uterina onde permanece solta por 3 dias. Durante esse tempo, o centro da mórula enche-se de líquido absorvido da cavidade uterina. Quando o espaço cheio de líquido se desenvolve dentro da mórula, formam-se 2 grupos distintos de células. A camada simples de células que forma a parede externa é conhecida como TROFOBLASTO, e o agrupamento interno de células é conhecido como EMBRIOBLASTO. Com o desenvolvimento posterior, o trofoblasto se diferencia em uma estrutura que formará parte da futura placenta; o embrioblasto deve eventualmente se tornar o embrião. Com o estabelecimento desses dois grupos de células, a mórula torna-se conhecida como BLASTOCISTO. A implantação do blastocisto na parede uterina começa entre o 5º e o 7º dia.
Quando o blastocisto completa a implantação durante a 2ª semana de desenvolvimento, o embrioblasto sofre marcante diferenciação. Um espaço chamado CAVIDADE AMNIÓTICA forma-se no interior do embrioblasto, adjacente ao trofoblasto. O embrioblasto consiste agora em duas camadas: o ECTODERMA superior, que está muito próximo da cavidade amniótica, e o ENDODERMA inferior que margeia a blastocele (cavidade blastocística - edit: é como se fosse a cavidade amniótica, porém na parte inferior do blastocisto). Em seguida, uma terceira