visagismo
VISAGISMO “ESTUDO COMPARATIVO EM ANÁLISE FACIAL E CEFALOMETRIA”
Vania POPPERL, Ednéia Nunes MACEDO, Claudinei JACOB, Viviane LAGO, Jaqueline LINS, Gabrielle J. SILVA, Paola S. do CARMO, Amanda GOMES, Camila BARRETO, Thauany C. V. RANGEL, Isabelle CASTRO.
Contato vaniacabeloestetica@hotmail.com neiambonfim@hotmail.com klaujacob@hotmail.com Lins-jaqueline@bol.com.br vivianelago@hotmail.com gabi_ma2@hotmail.com paolasalles@yahoo.com.br amanda.gomez17@hotmail.com thauany.rangel@hotmail.com belle_cs_19@hotmail.com
RESUMO
Ainda que não usasse medidas, Hipócrates (460-375 a.C.), pioneiro da antropologia física deixou numerosas descrições de variações na forma dos crânios. Por volta de 1452, a Arte realizava estudos relacionados às medidas do crânio. Da arte em anatomia corporal, também herdava a craniometria, é um estudo de medidas das características do crânio, na qual foi usada no século IX na Europa, para confrontar informações sobre etnias e raças.
A Cefalometria define as descrições faciais, por pontos cefalométricos para analisar o esqueleto crânio facial. As Características cefalométricas não padroniza a imagem facial, apenas absorve informações importantes para o estudo da área ortodôntica, uma vez que harmoniza e qualifica esteticamente a face.
A Finalidade deste estudo é adequar padrões de medidas da Cefalometria e adaptá-los aos formatos de rosto mencionados nas literaturas de Visagismo do Philip Hallawell. Adequa-los para a área uma didática acadêmica e construtiva, formalizando as medidas macroscópicas da estrutura do esqueleto facial.
O Visagismo vem agregar arte trazendo valores e dinâmica, uma nova colocação no mercado da Beleza, onde