Consequências da respiração oral
RESUMO
Tema: causas características e problemas relacionados a respiração oral.
OBJETIVO: o objetivo deste estudo é mostrar as consequências da respiração oral através de levantamentos bibliográficos de artigos relacionados a diversos problemas com isso identificaremos suas características.
CONCLUSÃO: A Síndrome do respirador Oral prejudica a saúde nos aspectos fisiológicos, morfológicos, e psicológicos geralmente ocorrem por fatores obstrutivos da nasofaringe que podem ser congênitos, hereditários ou adquiridos.
INTRODUÇÃO
A respiração é uma função vital, que interfere no organismo e em diversas literaturas trazem a importância da respiração nasal, já que a ação favorece o crescimento e desenvolvimento crânio facial.
Com o mundo globalizado o aumento do número de indivíduos que apresentam esses problemas respiratórios, a respiração oral é uma das principais e vem crescendo a cada dia em crianças adolescentes e adultos.
MATERIAL E MÉTODOS
Foi realizada uma análise de diversos artigos científicos relacionados a respiração oral, disponibilizados pelas professoras do curso de fonoaudiologia, da Faculdade Metropolitana de Manaus para avaliação interdisciplinar N2. A pesquisa ira relatar etiologia, características, consequências dos respirador oral SAOS e SAHOS.
A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono é uma patologia crônica, progressiva e incapacitante e atua na mortalidade cardiovascular. A SAOS produz sintomas noturnos entre eles encontra-se o ronco, pausas respiratórias, sono agitado, com noctúria e sudorese. O ronco é um dos principais sintomas dos pacientes com SAOS podendo alcançar até 85db, a elevada intensidade do ruído é a principal responsável pela utilização de dormitórios separados entre casais. É mais frequente em homens, a intensidade aumenta com o peso em excesso entre os sintomas diurnos encontra-se a sonolência excessiva, cefaleia matinal, déficits neurocognitivos, alterações de personalidades