resumo de circunferencias
FAU- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Ademar Marinho, Caroline Bonfim, Ezequiel Pauchner, Paulo Moraes, Roberta Marcião, Tasso Martins
SEVERIANO MÁRIO PORTO
MANAUS
2014
Ademar Marinho, Caroline Bonfim, Ezequiel Pauchner, Paulo Moraes, Roberta Marcião, Tasso Martins
SEVERIANO MÁRIO PORTO
Trabalho solicitado pelo Msc. Roger Pomponet, para compor a 3 avaliação do 4º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Amazonas.
MANAUS
2014
Sumário
Introdução O arquiteto Severiano Mário Porto é a figura de maior renome na Amazônia pois se conscientizou dos problemas do crescimento urbano e do seu impacto no meio ambiente e na cultura do homem local. A riqueza dos recursos disponíveis na região, tais como as soluções construtivas adotadas pela arquitetura nativa e a potencialidade da mão-de-obra com sua habilidade no manejo da madeira, eram desvalorizadas em favor de outras vindas de culturas distantes em nada compatíveis com o lugar. Com olhar crítico e sensível, retoma os princípios da arquitetura amazônica, resgatando as técnicas construtivas e tipologias tradicionais fundindo-as sutilmente ao repertório moderno. Essa atitude de abertura ao lugar resulta em uma arquitetura contextualizada, coerente com o meio físico e cultural em que se insere.
Severiano Mário Porto
Fonte: blogdoclaudemirandrade.blogspot.com
Nascido em 1928 na cidade de Uberlândia no estado de Minas Gerais, viveu por 36 anos na região da Floresta Amazônica, onde concentram a maior parte de suas obras. O arquiteto chegou à Amazônia em 1965, quando não havia grande preocupação em adaptar as construções às condições da região, então foi o primeiro a projetar preocupando-se declaradamente com o contexto amazônico, procurando também difundir suas ideias, que incluíam