Resumo de atomística
Atomística
Demócrito 400 a.C: Átomo indivisível.
John Dalton 1.808: a matéria é formada por partículas extremamente pequenas chamadas átomos; os átomos são esferas maciças, indestrutíveis e intransformáveis; átomos que apresentam mesmas propriedades (tamanho, massa e forma) constituem um elemento químico; átomos de elementos diferentes possuem propriedades diferentes; os átomos podem se unir entre si formando "átomos compostos"; uma reação química nada mais é do que a união e separação de átomos.
JJ Thomson 1.897: Divisibilidade do átomo.
O átomo é considerado como uma esfera de carga positiva com elétrons distribuídos em pequenos grânulos.
Condução de Eletricidade.
Presença de elétrons no átomo.
Divisibilidade atômica. Modelo tinha como hipótese a existência de configurações estáveis para os elétrons ao redor das quais estes oscilariam.
" Panetone Chocalho".
E. Rutherford 1.911: Conceitos básicos e da Casca.
Elétrons orbitam o núcleo como os planetas ao redor do Sol (modelo planetário).
Núcleo (existência) cargas positivas. A falha do modelo de Rutherford é mostrada pela teoria do eletromagnetismo, de que toda partícula com carga elétrica submetida a uma aceleração origina a emissão de uma onda eletromagnética.
Niels Bohr 1.913: Começou por presumir que os elétrons em órbita não descreviam movimento em espiral em direção ao núcleo. Isto contradizia tudo que se conhecia de eletricidade e magnetismo, mas adaptava-se ao modo pelo qual as coisas aconteciam.
Primeira Lei: os elétrons podem girar em órbita somente a determinadas distâncias permitidas do núcleo.
Segunda Lei: um átomo irradia energia quando um elétron salta de uma órbita de maior energia para uma de menor energia.
Modelo Atômico Atual: Elétrons possuem carga negativa, massa muito pequena e se movem em órbitras ao redor do núcleo atômico;
· O núcleo atômico está situado no centro do átomo, sendo constituído por prótons que são