Trabalho
Fisiologicamente falando, o soltinho é uma dança muito mais sadia que o swing americano, pois é simétrico, ou seja, o mesmo movimento que é feito para um lado é feito para o outro o que não sobrecarrega diferentemente uma ou outra parte do corpo, afirma o professor William Santos da CPED.
O primeiro ponto a ser esclarecido é que, diferente da maioria dos outros ritmos (como o samba, o tango ou o rock), o soltinho não tem é apenas dança, não tendo música característica. Não se pode afirmar: esta música é um soltinho, e sim, esta música pode ser dançada como soltinho. E que músicas são essas? Todas as que tenham balanço, que normalmente eram dançadas separadas. Experimente entrar em uma loja de CDs e pedir um de soltinho. Se o vendedor for honesto (e não fizer aula de dança) dirá que não sabe o que é, pois o termo é conhecido apenas no mundo da dança de salão.
A dança Soltinho é uma variação do Eastern Country Swing Americano, com a diferença de o soltinho ter a marcação do passo básico para os dois lados. Também foi chamado em algumas fontes de swing ou rock brasileiro. É uma dança que junta a ginga e a improvisação brasileira ao rock e o swing dos EUA.
O Soltinho é apenas um estilo de dança, não existem músicas neste gênero. O que existem são muitas músicas que podem ser dançadas com o estilo soltinho.
No Rio de Janeiro o soltinho começou a ser dançado a partir da década de 1980. Nos salões paulistanos ele começou a ser dançado no início da década de 1990, acompanhando o sucesso do samba de gafieira e do bolero vindos do Rio de Janeiro. O