resumo de artes
Assim como a música, as artes visuais é uma forma de linguagem, é a forma de expressar, comunicar e dar sentido a sensações, sonhos e realidades por meio de desenhos, linhas, ponto, figuras, formas, espaço, volume, cor, gravuras, esculturas, brinquedos, etc. Durante uma manifestação artística a ritmo, equilíbrio, movimento, harmonia, contraste, uma interação entro o cognitivo, afetivo, estético, intuitivo e afetivo. Para ver, sentir ou expressar as artes visuais, basta que as crianças olhem em volta, pois no cotidiano infantil está muito presente, já que a artes está no simples fato de rabiscar, desenhar no chão ou na areia, pintar, independente de ser usando folha ou o próprio corpo.
Em muitas propostas as artes visuais são vistas apenas como passatempos, ou apenas como uma decoração, porém é uma forma de desenvolver a imaginação, expressão, sensibilidade o processo de criação sobre artes e cultura da criança. Trabalhar com artes na educação infantil é importantíssimo, pois significa que a criança ira usar o pensamento, a imaginação, a sensibilidade, a percepção, a intuição e a cognição ao mesmo tempo desenvolvendo ainda mais as capacidades criativas.
MÚSICA
A música é considerada uma linguagem em forma sonora, onde se expressa sensações, sentimentos, pensamentos, é a expressão entre o silêncio e o som, e está presente a todo o momento no nosso dia-a-dia. É uma importante forma de expressão e comunicação, no contexto da educação, principalmente na educação infantil, pois envolve os aspectos cognitivo, auditivo, afetivo e estético.
Este eixo trás como objetivos, aguça a audição, onde se aprende a ouvir, perceber e identificar os sons, isso pode ser trabalhado através de brincadeiras, reproduções musicais, sempre respeitando o nível de desenvolvimento das crianças. O pedagogo pode trabalhar a música no cotidiano, de diversos gêneros e culturas, com ou sem letra, sem esquecer que também tem que ter a hora do silêncio. Também deve ser