Resumo Artes
Arts and Crafts é um movimento que defende o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa.
O movimento buscava valorizar o trabalho manual e recuperar a dimensão estética dos objetos produzidos industrialmente para uso cotidiano.
A ideia central do movimento Arts and Crafts era a recuperação dos valores produtivos tradicionais. O artesão desenha e executa a obra, num ambiente de produção coletiva.
Art Nouveau
O art nouveau foi um movimento que surgiu na Europa, entre 1890 e 1910. Essencialmente decorativo, voltado ao design e à arquitetura, influenciou também o universo das artes plásticas.
O art noveau preocupava-se com a originalidade da forma, tinha relação direta com a Segunda Revolução Industrial e com a exploração de novos materiais, como o ferro e o vidro, e os avanços tecnológicos na área gráfica, como a técnica da litografia colorida, que teve grande influência em cartazes.
O art nouveau dialoga mais decididamente com a produção industrial em série. Visando adaptar-se à vida cotidiana, às mudanças sociais e ao ritmo acelerado da vida moderna.
Deutscher Werkbund
Fundada em 1907, era uma espécie de Associação Alemã para o Trabalho que reunia vários arquitectos, artistas e industriais, tendo como finalidade debater problemas relacionados com a manufatura e com a normalização de fabrico. Promovia assim a qualidade dos produtos industriais, destinados ao uso em grande massa populacional. Aliada à mecanização, conseguiu uma nova concepção do desenho industrial, assente na racionalização dos processos e destinada à estandardização.
Este movimento teve na figura de Hermann Muthesius um dos grandes incentivadores.
Muthesius sugeriu que se buscasse nas construções das novas estações ferroviárias, salões de exposição, pontes, as possibilidades desse novo estilo, sem decoração exterior e com formas vocacionadas para os fins a que se destinavam.
No Werkbund manifestaram-se duas correntes dominantes daquela época:
A