Resumo de Artes O que arte
A arte é contradição. É uma expressão que pode assumir diferentes formas de interpretação, mas nunca uma única. O principal objetivo do artista é provocar a reação do publico, a partir da interpretação do seu universo, implicando numa constante interação entre ele, e a sociedade onde vive.
A principal fonte de inspiração de um artista são as experiências que ele tem na sociedade onde vive, fazendo dele um produto dela. Pois é ela, a sociedade, que lhe proporciona sua visão, seus conhecimentos e os meios para que ele expresse seus sentimentos. Dessa forma ele consegue fazer com que suas obras “incomodem” de alguma forma o expectador, gerando uma reação, seja ela positiva ou negativa, mas nunca neutra.
O traço mais marcante de um artista é a busca pelo novo, pelo diferente, e pelo inovador, o que exige dele muita imaginação. Seja nas mais diversas formas de arte, é necessário que ele consiga transmitir uma “mensagem profunda” em suas obras, que vai desde um sentimento, até o inconformismo com a sociedade onde vive. Se isso não for presenciado, não estamos diante de uma verdadeira obra de arte. Daí se pergunta: que mensagem profunda é essa? Essa “mensagem profunda” é entendida como a resposta ou reação do apreciador ao ver a obra, podendo variar a intensidade de pessoa pra pessoa. Então, a arte promove constantemente a evolução da forma de se “olhar” o mundo das pessoas, principalmente através de movimentos artísticos, que trazem mensagens diferentes, inovadoras e idealistas. Provocando uma interação continua entre os artistas e as sociedades.
Diferença entre arte e artesanato
Desde o sec. XVI que a arte vem sendo confundida com o artesanato, porque é nessa época em que arte passa a ser mais do que um oficio executado por um artesão.
Depois desse momento a arte passa a ser ligada ao pensar, criar, provocar, imaginar, instigar, inovar entre tantas outras coisas, sendo considerada como a emoção do artista na obra de arte, mas sem um fim