resumo de antropologia
ANTROPOLOGIA: INTRODUÇÃO
A palavra antropologia significa o estudo do homem (anthropos=homem; logos=estudo). Conhecer cientificamente o ser humano em sua totalidade. Por isso, tem aspecto de:
Ciência social: estuda o homem enquanto membro de sociedades.
Ciência humana: estuda o homem como um todo com suas crenças, costumes, linguagem, etc.
Ciência natural: estuda o homem a partir de sua evolução biológica.
Conceito: É a ciência que tem como foco de interesse o homem e a cultura. Pode-se dizer que é a ciência que busca a compreensão do ser humano em todos os aspectos, no espaço e no tempo, compreensão das manifestações culturais, da vida social, do comportamento. O objeto de estudo da antropologia é, portanto, o homem e a atividade humana.
E o objetivo desse estudo é a compreensão da humanidade como um todo: pesquisa as manifestações do ser humano de maneira unificada, ou seja, o homem como ser biológico pensante, que produz culturas e participa da sociedade. Cabe ao antropólogo elaborar princípios que nos expliquem a formação e o desenvolvimento das sociedades e culturas humanas. Para isso, realiza com frequência as pesquisas de campo, ou seja, se aproxima da sociedade pesquisada para coletar dados e observar situações.
Antropologia possui as seguintes dimensões:
- biológica: antropologia física;
- sociocultural: antropologia social/antropologia cultural – essa é a dimensão que nos interessa para o estudo da antropologia jurídica.
- filosófica: antropologia filosófica (“que é o homem?”);
A abordagem que a antropologia faz do ser humano deve levar em conta as suas variadas dimensões na sociedade. Ou seja, o ser humano deve ser considerado como inteiro, como uma unidade. Por isso, existem vários campos da antropologia, como:
- biológica: estuda as variações das características biológicas do homem dependendo do lugar e da época. Analisa as relações entre a genética e o meio e questiona como os fatores culturais