RESUMOS DE ANTROPOLOGIA
ESCOLA DE SAÚDE E BIOCIÊNCIAS
CURSO DE PSICOLOGIA
CAROLINA KAORI GELLER UMETSU
ANTROPOLOGIA - PROF MARCELO FABRICIO HOROSTECKI
TRABALHO – RESUMOS
TOLEDO 2014.
A REFLEXÃO SOBRE A VELHICE Cada etapa da vida do ser humano desde a infância, adolescência, juventude ou velhice possui seu significado em contexto histórico, sociais e culturais diferenciando nas diversas sociedades que existe. A velhice é atribuída como fato natural quando explicada pelo ciclo biológico porem difere parar cada sociedade na forma que tratam o envelhecimento e a forma que foi vivido. Nem sempre estiveram presentes as divisões das fases da vida, como na Idade Média quem se torva adulto era aquele que apresentasse capacidade física, não importando sua idade cronológica, portanto a noção que temos de fases da vida para chegar à velhice, se desenvolveu ao longo dos séculos para se ter a distinção entre uma criança e adulto quanto seu papel a desempenhar.
OS FUNDADORES DA ESTNOGRAFIA Antes pesquisadores coletavam informações sobre outros lugares por outras pessoas, sendo insuficiente, então mudaram indo eles mesmos a procurar de informações nas tribos sendo os estudos em campo assim. Um dos primeiros etnógrafos foi Franz Boas que se preocupava nas descrições dos fatos, conseguir entender a maneira que a sociedade tradicional do lugar classifica suas atividades mentais e sociais, enfim Boas foi quem formou a primeira geração de antropólogos americanos. Um antropólogo que ajudou na existência da antropologia social foi Bronislaw Malinowski quem formou a primeira geração de pesquisadores de campo, que acreditava que uma sociedade devia ser estudada no coletivo, que deviam dedicar-se á observação de fatos sociais minúsculos.
TRIBOS URBANAS: METÁFORA OU CATEGORIA
Quando estão dizendo tribos urbanas querem se referir a uma metáfora em que traz consigo denotação e todas as conotações distintivas de seu uso