soluções
4.1 Solução aquosa de NaCl
Calculou-se a massa, em gramas, de NaCl (soluto) necessárias para preparar 100 ml de solução de concentração 0,5 mol/L. Pesou-se, em balança analítica e em um béquer de 100 ml a quantidade resultante de soluto. Completou-se o béquer com água destilada até 80 ml e, com auxilio de bastão de vidro, agitou-se a mistura até que todo o soluto fosse solubilizado. Após solubilizar todo o soluto, transferiu-se a solução para o balão volumétrico de fundo chato de 100 ml e, com o auxilio de pipeta de Pasteur, completou-se com água destilada até o menisco. Tampou-se o balão volumétrico de fundo chato e agitou-se a mistura para finalizar a solução.
Após esses procedimentos, calculou-se o volume necessário para preparar 50 ml de solução de NaCl de concentração 0,03 mol/L a partir da solução de concentração 0,5 mol/L. Conectou-se a pera na pipeta de 10 ml e pipetou-se 10 ml de solução aquosa de NaCl de concentração 0,5 mol/L. Transferiu-se da pipeta para o balão volumétrico de fundo chato de 50 ml a quantidade de solução suficiente para preparar solução de concentração 0,03 mol/l a partir da solução anterior. Com o auxilio de pisseta e pipeta de Pasteur completou-se com água destilada até o menisco.
4.2. Solução de Vinagre Calculou-se o volume necessário para preparar 100 ml de solução de vinagre 0,05 mol/L a partir do vinagre comercial 4% em massa, tendo como dado a densidade da solução, que é 1,1 g/ml. Conectou-se a pera na pipeta de 10 ml e pipetou-se 10 ml de vinagre comercial. Transferiu-se da pipeta de 10 ml para o balão volumétrico de fundo chato a quantidade suficiente de vinagre comercial para preparar tal solução. Após isso, com o auxilio da pisseta e pipeta de Pasteur, completamos o balão volumétrico com água destilada até o menisco.
5. Resultados e Discussão
5.1. Solução Aquosa de NaCl Através dos cálculos necessários representados abaixo, obteve-se como resultado 2,92 g/mol de NaCl sólido necessário