Resumo de administração
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO AMBIENTAL.
Aluno: Gabriel da Costa Rodrigues
Disciplina: Metodologia cientifica e pesquisa em administração
Professor: Vicente Moro
Natal, 27 de maio de 2014.
ARAUJO, André. Gestão ambiental e a Sustentabilidade. 1.e.d. Centro Universitário
São Camilo. Espirito Santo: novembro de 2012. p. 8-25.
1. Introdução
Nos últimos anos vêm agravando o problema ambiental na terra, com a intensificação da industrialização e o consequente aumento da capacidade de intervenção do homem na natureza. Situação essa verificada com a contaminação do ar, da água, e do solo pelo mundo (p. 8).
Primeiramente precisamos entender que segundo a definição dada pela lei 6.938/81, relativa à Política Nacional do Meio Ambiente o meio ambiente é “o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas suas formas” (art. 3º, I) (p. 9/10).
O principal desafio nos dias atuais é que as cidades, independentemente do seu porte, criem as condições para assegurar uma qualidade de vida que possa ser considerada aceitável, não interferindo negativamente no meio ambiente do seu entorno e agindo preventivamente para evitar a continuidade do nível de degradação, notadamente nas regiões habitadas pelos setores mais carentes (p. 10.)
2. O Desenvolvimento econômico em relação ao meio ambiente
Nos últimos 300 anos, o desenvolvimento tecnológico da humanidade foi inigualável. Em nenhum outro período histórico foram feitas tantas descobertas, em todos os campos da ciência, gerando uma incrível capacidade de produção e de controle de elementos naturais. No entanto, também é o período histórico que o ser humano gerou os meios que podem levá-lo à extinção (p. 11/12).
Embora o inicio do desenvolvimento industrial