resumo administracao
PONTO 1 – Natureza e evolução do conhecimento administrativo
Organização = um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo (ou conjunto de objetivos). Além de objetivos e recursos, as organizações têm dois outros componentes principais: processos de transformação e divisão de trabalho.
Teorias administrativas:
1. Teorias com ênfase nas tarefas = foram as primeiras formuladas a respeito das organizações e tinham como preocupação a racionalização do trabalho no dia-a-dia das fábricas.
a) Administração científica (frederic Taylor): Principal preocupação era a eliminação do desperdício (redução de custos) e o aumento da eficiência, por meio da sistematização do trabalho. Diferenciou gerentes e trabalhadores de linha, uma vez que os primeiros deveriam pensar e os segundos executar. Ênfase na tarefa padronizada e fragmentada, movimentos repetitivos, culminando na máxima eficiência. Princípios:
- Princípio de planejamento = substituir a improvisação e aplicar procedimentos científicos.
- Princípio do preparo = preparar, alem das maquinas e equipamentos, o pessoal de acordo com suas aptidões e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado.
- Princípio do controle = monitorar desempenho para verificar se a execução está de acordo com o planejado.
- Princípio da execução = distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades, para que a execução do trabalho seja bem mais disciplinada.
Prevalecia o conceito de homem econômico = Ideia de que as pessoas trabalhavam exclusivamente para ganhar um salário e recompensas maiores em dinheiro.
Teoria mecanicista = concebia a organização como um arranjo estático e rígido de pecas, uma máquina, nenhum momento considerou as organizações informais. (indivíduo = coisa).
Modelo de sistema fechado / aspecto prescritivo e normativo.
Organização racional do trabalho:
Analise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos;
Estudo da