Resumo das Independências das Américas
Ano de independência: 1824.
Principais líderes: Miguel Hidalgo y Costilla, José Maria Morelos y Pavón, Guadalupe Victoria, Vicente Guerrero e Augustín de Iturbide.
Características do processo: começou como um movimento religioso, mas que depois se adquiriria um caráter republicano, com uma aliança entre os favoráveis à democracia e a monarquia, e por fim tomou um caráter guerrilheiro, até que Augustin de Iturbide se proclamou imperador e uma revolta ocorreu, instalando então uma república presidencialista.
Reconhecimento da independência: 28 de Abril de 1836.
Paraguai:
Ano de independência: 1811.
Principais líderes: José Gaspar Rodrigues Francia.
Características do processo: À medida que Buenos Aires tornava-se mais poderosa, os líderes paraguaios insurgiam-se contra o declínio da importância de sua província e, embora também contestassem a autoridade espanhola, recusaram-se a aceitar a declaração de independência da Argentina (1810) como extensiva ao Paraguai. Nem mesmo a intervenção de um exército argentino, comandado pelo general Manuel Belgrano, conseguiu efetivar a incorporação da província. Mais tarde, porém, quando o governador espanhol do Paraguai solicitou auxílio português para defender a colônia dos ataques de Buenos Aires, os paraguaios, liderados por Fulgencio Yegros, Pedro Juan Caballero e Vicente Ignácio Iturbide, depuseram o governador Bernardo Velasco e proclamaram a independência do país.
Reconhecimento da independência: 1844.
Argentina:
Ano de Independência: 1816.
Principais líderes: José de San Martin.
Características do processo: Os grupos que se confrontaram nestes conflitos são conhecidos como patriotas e realistas (monarquistas), já que tratou-se de um confronto entre quem defendia a autodeterminação de sua pátria e aqueles que defendiam a continuidade da dependência da América espanhola do rei da Espanha.
Reconhecimento da independência: 1821.
Uruguai:
Ano de