Resumo das aulas 1, 2 e 3 de Análise Textual.
Segue algumas observações e anotações que fiz das aulas 1, 2 e 3.
- Aula 1 (Linguagem, Língua e Variação Linguística):
A primeira coisa que posso destacar em relação aos assuntos estudados nesta aula, é a questão de a linguagem ser uma característica exclusiva dos seres humanos. Sabemos que não só o homem mas também outros seres vivos, entre eles os animais, possuem a capacidade de se comunicarem. Mas esta é uma comunicação limitada, e por ser limitada não pode ser chamada de linguagem, pois a linguagem é criada, desenvolvida, diversificada e adaptada. Só quem tem capacidade para isso são os seres racionais.
Por sua vez, a linguagem não é somente aquela falada ou escrita. Esta é a chamada linguagem verbal. Mas existe um outro tipo conhecido como linguagem não-verbal, que é a utilização de gestos, sons, cores, imagens e outros meios para comunicação. Podemos escolher uma ou outra forma de linguagem ou até mesmo unir as duas para uma melhor interação entre as partes.
Outra observação que fazemos, é a definição para língua, como sendo o conjunto de sinais e códigos formados por palavras e leis combinatórias por meio da qual as pessoas se comunicam e interagem entre si. A língua, que se materializa através da fala, necessita ter uma mesma estrutura, mas não necessariamente ser a mesma para toda a comunidade. Isso é o que chamamos de Uniformidade na Diversidade. Por exemplo, somos brasileiros e falamos o português, que já é diferente do português falado em Portugal. Ainda assim, encontramos uma notável variação na forma como o português brasileiro é falado em vários lugares do nosso país. Podemos destacar duas variações básicas: Formalidade e Informalidade. A Formalidade está ligada à norma culta (esta é a estrutura que citei há pouco tempo), que na maioria das vezes é utilizada na escrita. Já a informalidade é o padrão de fala que usamos no nosso dia-a-dia com parentes, amigos e com pessoas que já