oi primeir
29
29
A UU AL
A L
A
M
adrugada na fazenda, de repente ouve-se o cacarejar das galinhas e começa um rebuliço no galinheiro. Quando o fazendeiro sai para ver o que está acontecendo, um gambá foge rapidamente, deixando um rastro de ovos quebrados e uma galinha sem um de seus pintinhos.
Mas o que será que o gambá fazia no galinheiro? Qual a relação entre a galinha e o gambá?
Nesta aula você irá saber um pouco mais sobre o relacionamento entre os organismos em um ambiente.
O gambá e a galinha
Durante a sua furtiva saída da mata rumo ao galinheiro, o gambá tinha um objetivo: comer.
Para conseguir alimento, o gambá deve sair do local onde dorme para caçar.
O gambá usa seus sentidos e consegue localizar o seu alimento. Nesse caso, o animal que caça é chamado de predador e aquele que é caçado é a presa presa. A relação existente entre presa e predador é chamada de predação predação. Iremos discutir quais as implicações da predação tanto para presas quanto para predadores. Antes de qualquer coisa, é preciso conhecer a definição de um termo que será muito utilizado nesta aula: população população. Uma população é um conjunto de organismos da mesma espécie que vivem numa mesma área, como a população de galinhas de um galinheiro, as baratas que vivem em uma casa, as onças do Pantanal etc.
Organismos pertencentes à mesma espécie são definidos como aqueles capazes de se reproduzir, gerando descendentes férteis. Por exemplo, um gato cruza com uma gata e todos os gatinhos, quando forem adultos, também serão capazes de gerar filhotes.
Exercício 1
Marque quantas populações aparecem em cada exemplo:
( ) os pardais da cidade de São Paulo.
( ) os cavalos de uma fazenda.
( ) caracóis e gafanhotos de um jardim.
Qualquer interação entre dois organismos é chamada de simbiose (sin = junto, bio = vida), ou seja, organismos que vivem juntos.
Exercícios
29
A U L A
Exercícios
Voltemos ao