Resumo da teoria motivacional
Hierarquia das Necessidades de Maslow Maslow foi o primeiro a debruçar-se sobre a questão o que motiva as pessoas? E respondeu a essa pergunta com um conjunto de aspirações genéricas dos seres humanos e agrupou-as em cinco grupos hierarquizados de necessidades: fisiológicas e segurança, sociais, de estima e de auto-realização. Assim, os dois primeiros níveis de necessidades (fisiológicas e de segurança) constituem as chamadas necessidades primárias já os restantes níveis constituem as necessidades secundárias. Maslow acredita que uma necessidade só motiva até ser satisfeita, e que as necessidades dos níveis mais baixos têm que ser satisfeitas primeiro. Logo, se as necessidades fisiológicas não estiverem satisfeitas, um ser humano não se sentirá estimulado pelas necessidades de estima. No entanto, satisfeitas as necessidades de um nível, automaticamente surgem as necessidades de nível superior no indivíduo, deixando as de nível inferior de serem motivadoras.
Teoria dos dois fatores de Herzberg
Herzberg verificou e evidenciou através de muitos estudos práticos a presença de que dois fatores distintos devem ser considerados na satisfação do cargo; são eles: os Fatores Higiênicos e os Motivacionais.
Fatores Higiênicos – ou fatores extrínsecos referem-se ao ambiente que rodeia as pessoas e abrange as condições dentro das quais elas desempenham seu trabalho. Sendo essas condições administradas e decididas pela empresa, os fatores higiênicos são: o salário, os benefícios sociais, o tipo de chefia ou supervisão que as pessoas recebem de seus superiores etc. Por isto Herzberg escolheu a expressão “higiênicos”, para dar ênfase ao caráter preventivo, pois quando os fatores higiênicos são ótimos, eles apenas evitam a insatisfação, porém quando são péssimos ou precários, eles provocam a insatisfação dos empregados.
Fatores Motivacionais – ou fatores intrínsecos estão relacionados com o conteúdo do cargo e a natureza das tarefas que o