Resumo da ilíada
LITERATURA LATINA II
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, apresenta-se um ressumo das famosas obras de Homero. Narrações que marcaram a história da Mitologia Grega pelos seus grandes eventos. Personagens, e vidas com diversos dramas que cativam sua leitura.
RESUMO DA ILÍADA
A Ilíada é um poema épico grego que narra os acontecimentos ocorridos no período do décimo e último ano da Guerra de Tróia e trata da ira do herói Aquiles. Essa guerra que tem seu início vingar o rapto de Helena, esposa do rei de Esparta, Menelau, irmão de Agamémnom. Rapto feito por Páris, um dos filhos de Príamo, rei de Tróia. Os gregos então declaram guerra contra os Troianos que dura quase dez anos.
Agamémnom se vê forçado a devolver Criseida ao pai para aplacar o castigo divino. Este então toma a Aquiles sua Briseida, desagradando a Aquiles, e ofendido, se retira da guerra junto com seus valentes Mirmidões, sem pretender mais combater.
Os Troianos, percebendo a ausência de Aquiles, tomam coragem, e atacam o campo dos Gregos ficando os navios destes em risco de serem queimados. Pátroclo, vendo a terrível situação e desastre dos aqueus, pede a Aquiles que o deixe comandar os Mirmidões e se juntar à batalha. Aquiles então lhe empresta as armas e permite que lidere, aconselhando-o a expulsar os troianos da frente das naus, e não persegi- los. Lá, é confrontado por Heitor em duelo e este morre.
Aquiles, ao saber da morte de seu amigo, fica muito airado, decidindo voltar à batalha e vingar a morte de seu companheiro. Tétis sua mãe consegue novas armas para seu filho. E Aquiles vai de encontro aos troianos. Aquiles fere mortalmente Heitor na garganta, que estava desprotegida pela armadura morrendo diante de seus entes queridos, que assistiam de dentro das muralhas o combate.
Aquiles prende o corpo de Heitor pelos pés à sua biga arrastando-o diante da família o leva até o acampamento grego. São feitos os jogos funerais de Pátroclo. Durante a noite,