Homero
Curso de História
HISTÓRIA ANTIGA I
Professor TIAGO TADEU CONTIERO
Aluno Marcio de Andrade - RA: 1086765
Pólo de São José dos Campos / SP - DGLH1201SJCC
UNIDADE 2
A GRÉCIA DESCRITA PELOS POEMAS DE HOMERO
Atividade
Entre as várias polêmicas que cercam as obras Ilíada e Odisseia, a maior delas é sobre seu(s) escritor (es). Assim, de acordo os estudos feitos nas Unidades 1 e 2, envie para seu tutor, na ferramenta Portfólio, um texto comentando do que se trata a Questão Homérica, bem como quais as principais opiniões a respeito da existência de Homero e de mais autores para estes textos, ressaltando os argumentos de cada opinião diferente. Tente descrever, também, as polêmicas em torno do(s) momento(s) histórico(s) retratado(s) nestas obras.
Biografia de Homero
Homero foi um poeta grego que provavelmente viveu por volta do século 8º a. C, na Jônia (atual região da Turquia). Não há certeza sobre a sua real existência nem sobre o período em que ele viveu, já que nem os próprios gregos antigos tinham certeza sobre a datação de seu nascimento. O historiador grego Heródoto situou-o na primeira metade do século 9º a. C.; já o historiador Teopompo o localizou no início do século 7º a. C.
Os gregos atribuíram a ele a escrita de duas importantes obras épicas: a Ilíada e a Odisseia.
Em torno de Homero, surgiram muitas lendas, como sua pobreza, cegueira e seu afã viajante. Muitos historiadores acreditavam que Homero era um poeta itinerante, como era de costume na época. Viajava de cidade em cidade, recitando seus versos.
De acordo com estas obras, referem-se a dois períodos específicos (Pré-Homérico e Homérico) e a três momentos históricos gregos, a saber:
1º) Civilização creto-micênica e a vida nos palácios;
2º) Chegada e invasão dos povos Dórios, destruindo a civilização creto-micênica;
3º) Época em que viveu Homero, também conhecida como “Idade das Trevas Grega”.
A importância histórica desse poeta e dessas