Capitulo 6- Ilíada- resumo
E assim continuava a guerra, troianos e aqueus uma tropa avança contra outra, até que Ájax consegue “furar” o exercito dos troianos e então os aqueus começam a atingir e destruir os troianos, cada vez em progressão maior.
Os troianos então começam a fugir diante da situação, até que Adrasto um troiano foi tomado por Menelau pelos cabelos, entretanto antes de Menelau o matar Adrasto o faz uma súplica e diz que seu pai lhe dará incontáveis riquezas se Menelau o manter vivo, Menelau então se compadeceu e pensa em não o matar em troca de recompensa. É então que surgi o herói Agamenon, chegou e o censurou, recordou a ele o que os troianos fizeram quando chegaram em suas terras, e o disse que nem ele e nenhum troiano deverá escapar, nem mesmo aquele que ainda está para nascer; Então assim revogou e matou-o o troiano.
Foi então que Nestor grita bem alto, incentivando os aqueus a avançar e destruir ainda mais o exercito troiano, que somente depois de tudo mais tranquilo eles voltariam a empilhar os corpos.
Enquanto isso Heleno, filho de Príamo se aproxima de Eneias e Heitor. E pede que Heitor vá até a cidade e peça a sua mãe que reúna os Anciãs no templo de Atenas e que pegue a melhor veste que ela achar que for e coloque nos joelhos de Atena e que lhe jure um sacrifício, para que Atena intervenha na guerra e afaste os aqueus e principalmente o terrível Agamenon. E então assim fez Heitor. Desceu do carro e foi contra as tropas dos aqueus incitando o combate, reagruparam-se as tropas dos troianos e posicionaram-se diante dos aqueus. Assim os aqueus cedem e desistiram da matança, então entre os troianos fala Heitor e da coragem ao exército e os avisa que está retornando a cidade para pedir os anciãos conselheiros e as mulheres que rezem aos deuses e lhe prometam sacrifícios e em seguida partiu.
Enquanto isso Glauco filho de Hipoloco, e Diomedes encontram-se, um avançando contra o outro, quando Diomedes então resolve indagar Glauco, sobre quem era ele, tão