Resumo Da Entrevista Do Prof
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA - FACET
CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
VIVIANE RIBEIRO CARNEIRO
TRABALHO DE GESTÃO DE MANUTENÇÃO: Entrevista do Prof. Celso Peck do Amaral
BELO HORIZONTE
2015
Resumo da Entrevista do Prof. Celso Peck do Amaral
Sem as máquinas ou sem o operador de máquinas não teremos a função dos demais departamentos da empresa. É muito importante saber qual é o custo de um equipamento parado. Nem todas as empresas dão o devido valor a função manutenção. Muitas empresas ainda consideram que a manutenção é um centro de custo e não um centro de lucratividade.
Basicamente manutenção é procurar manter o seu ativo nas condições de projeto ou nas condições exigidas pela produção industrial. Nesta atividade vai depender da cultura própria da empresa, como ela encara essa questão. Dificilmente terá algum presidente de empresa ou mesmo diretor visitando oficinas de manutenção. Estarão preocupados com todos os demais departamentos, mas dificilmente vão à oficina verificar o que acontece ou até mesmo andar pela fábrica para saber o estado dos equipamentos. Nesta visão, ainda é muito falha na cultura da empresa o direcionamento dos trabalhos para a área da manutenção e isto exige uma mudança cultural de considerar a manutenção como função estratégica para a empresa. A manutenção deve fazer parte da estratégia da empresa, pois ela irá ajudar a ter lucratividade, através do aumento da disponibilidade das máquinas e a confiabilidade do processo industrial.
Realizar o conserto de algo que estragou certamente sai muito mais caro do que prevenir que máquinas estraguem, mas ainda, a visão que se tem é de atuar em muitas empresas depois que a falha ocorreu. A empresa não investe na melhoria de seu processo, em sua equipe em treinamento, a oficina de manutenção é pouco melhorada, tendo um ambiente de trabalho muito ruim para a equipe de manutenção. O foco que é fundamental