Resumo da critica da razão pratica
Resumo
O presente artigo tem como meta levantar quentões sobre a educação atual, buscando em suas bases encontrar uma totalidade da formação da pessoa, ou seja, se de fato os educandos tem sido formados para a virtude e autonomia. O artigo tem como base o pensamento de Immanual Kant, a fim de encontrar apontamentos que levem a uma reflexão na qual se possa buscar uma qualidade de ensino que forme a pessoa para autonomia e virtude, pois o aluno deve ser preparado para reconhecer-se na sociedade, e dai vela como fim.
Palavras-chave: Kant; autonomia; educador; virtude; educação.
Introdução
Ao escolher o tema parte da realidade da qual sou inserido, ou seja, a educação de crianças e adolescentes, mediante a esta realidade surge à problemática da qual acredito que mereça ser levada em consideração. Em primeiro lugar, ressalto a falta de interesse por parte dos alunos quanto à educação e a virtude, tendo presente que a mesma tem por meta contribuir para o seu desenvolvimento integral, visando sua autonomia como pessoa. Nesta realidade surge a preocupação de encontrar um caminho para despertar o interesse dos alunos para além da aprovação final da matéria, tendo um conhecimento real e concreto que o forme para vida e para autonomia, proporcionando uma saída da minoridade para o estado de maioridade.
O presente artigo tem por objetivo pensar a proposta de educação kantiana como meio para alcançar a plenitude e a maioridade, trazendo o educando á gozar de plena liberdade. O educando é na verdade capaz de conceber a ideia de uma razão pura e prática, pois é dotado a desenvolvê-la em sua vida, uma vez que já na Crítica da Razão Pura, obra da filosofia crítica de Kant, já é possível constatar sua preocupação com as questões