resumo da apostila de articulação
A articulação, também chamada de junturas, é o local de união entre dois ou mais ossos, ela pode unir um osso em uma cartilagem, alem de manter os ossos do esqueleto unidos , as articulações também conferem mobilidade ao esqueleto e dependendo de sua função, podem não possuir movimento.
As articulações podem ser classificadas em: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.
As maiorias das articulações fibrosas estão localizadas no crânio, sua presença é importante para conferir a elasticidade ao crânio.
As cartilaginosas são poucas existentes no corpo humano as mais comuns são a sínfise púbica que se localiza no quadril.
As articulações sinoviais recebem esse nome por apresentarem uma substancia liquida entre os ossos que se articulam, esse liquido serve para manter a união entre os ossos e um livre deslizamento entre os ossos. A articulação sinoviais são caracterizadas por prevenir o desgastes das superfície ósseas das articulações sinovial em algumas articulações sinovias, alem da cartilagem articular encontramos outros elementos fibrocartilaginosos responsáveis pela absorção das cargas que chega a superfície ósseas e pelo melhor encaixe da articulação.
As articulações sinoviais são classificadas morfologicamente como mostradas abaixo.
Plana: as superfícies articulares são aproximadamente planas, permitindo deslizamento em todas a direções, porem com amplitude do movimento limitada, encontramos articulações sinoviais tipo plana por exemplo, entre os pequenos ossos que Formam a Mao, conhecido como ossos do carpo.
Esferóide: as superfícies articulares parecem com uma esfera e a um receptáculo côncavo. São as articulações mais moveis de do corpo humano, chamado também bola e soquete.
Gínglimo: as superfícies articulares permitem movimento similar a uma dobradiça. Exemplo dessa articulação é o cotovelo que realiza movimento de flexão.
Condilar: as articulações desse tipo permitem movimento em dois eixos. Uns exemplos são as