Resumo código cultural
Princípio 1: Você não pode acreditar naquilo que as pessoas dizem * O único jeito eficiente de entender o que as pessoas querem é ignorar aquilo que dizem. Não significa dizer que elas mentem intencionalmente, mas que quando se fazem perguntas diretas sobre seus interesses e preferências elas tendem a dar respostas que acreditam que o indagador queira ouvir. Elas acreditam estar dizendo a verdade já que não entendem suas motivações para agir. * Sessões de Descoberta – Processo em que se acessa uma parte distinta do cérebro. As respostas dadas pelas pessoas provêm do “cérebro reptiliano”, lugar onde os instintos estão abrigados. Dessa forma as respostas passam a refletir o verdadeiro desejo e sentimento das pessoas.
Princípio 2: A emoção é a energia necessária para aprender algo * As emoções são a chave para o aprendizado, a chave para gerar impressões marcantes. Quanto mais forte for a emoção, mais nitidamente será incutida a experiência. Pense, por exemplo, na relação da criança com a panela quente que passa a evitar tocar em objetos quentes. As emoções geram uma série de conexões mentais (“rodovias mentais”) que são reforçadas por meio da repetição e que condicionam a enxergar o mundo de forma previsível. * Os americanos mantém fortes emoções associadas à experiência de dirigir um carro. O PT Cruiser foi um sucesso de vendas por refletir esse fato ao possuir uma identidade forte e remeter a modelos antigos que já eram familiares para os consumidores.
Princípio 3: A mensagem está na estrutura , não em seu conteúdo * O que é importante na análise daquilo que as pessoas falam nas sessões de descoberta é a estrutura de suas histórias, a conexão entre os diferentes elementos. A chave para entender os verdadeiros significados por trás de nossas ações consiste em entender a estrutura. * Estrutura Biológica – DNA * Estrutura Cultural – a identidade cultural surge a partir do modo pelo qual seus