Resumo critico
De Luciana Gomes Furtado e Maria Mirian Lima da Nóbrega
Este estudo mostra uma reflexão sobre o cuidado na doença crônica especializado pela equipe de enfermagem baseando-se em alguns elementos como as Necessidades Humanas Básicas de Vanda Horta para assim elaborar uma Sistematização da Assistência de Enfermagem especifica para este tipo de patologia.
O objetivo desse cuidado é promover tratamento individualizado, identificando as necessidades dos clientes com diabetes, promovendo resultados positivos, visando não somente o cuidado com a patologia mas, o cuidado integral.
O enfermeiro é visto como líder neste tipo de cuidado, pois o mesmo desenvolve todo o processo com o cliente, tendo este uma melhor comunicação, podendo orientar de forma esclarecedora sobre a doença e o que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida.
Neste processo são utilizadas três elementos da prática de enfermagem: Diagnósticos, resultados e intervenções, porém as consultas de enfermagem não são sistematizadas, impossibilitando assim a visualização da atuação de enfermagem no contexto do cuidado prestado.
Conclui-se que, apesar de defender a idéia de somente retornos positivos, a visualização dessa assistência é difícil, pois como no texto é citado, não é utilizado nenhum sistema de informação para documentar esta prática, e como visto anteriormente em aula, a Sistematização da Assistência de Enfermagem é composta por cinco etapas: Histórico de Enfermagem, Exame físico, Prescrição da assistência, Evolução da assistência e Relatório de enfermagem (conforme COREN-SP/DIR/008/99).
Faz-se necessária a Implantação da Sistematização para desta forma, favorecer o cuidado e organizar para que o mesmo seja realizado, trazendo assim a melhora no cuidado prestado e por fim os retornos positivos.