pesquisa qualitativa e quantitativa
PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO – MESTRADO EM EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Seminário da Linha de Pesquisa
PROFESSORA: Dra. Mareli Graupe
MESTRANDA: Viviane Teresinha Zapelini
ASSUNTO: “Pesquisa qualitativa e quantitativa”, capítulos II, XIII e XV.
DATA: Lages, 21 de outubro de 2013.
Sobre o autor:
Uwe Flick é de origem alemã, psicólogo e sociólogo. Professor titular de pesquisa qualitativa na Alice Salomon University, em Berlin na Alemanha, nas áreas de enfermagem, gerontologia e serviço social. Foi professor auxiliar na Memorial University of Newfondland no Canadá, é professor auxiliar de metodologia da pesquisa na Free University of Berlin. Ocupa também as funções de professor assistente na Technical University of Berlin nas áreas de metodologia qualitativa e avaliação e é também professor adjunto e chefe do Departamento de Sociologia da Médica de Hannover Medical School. Ocupou diversos cargos em instituições da Europa e da América do Norte. Tem como principais interesses de pesquisa os métodos qualitativos, as representações sociais nos campos da saúde individual e pública e a mudança tecnológica na vida cotidiana.
Tópicos:
A pesquisa qualitativa é de particular relevância aos estudos das relações sociais devido à pluralização das esferas de vida. O autor leva em consideração a crescente individualização das formas de vida e de padrões biográficos.
Conforme os pós-modernistas, as grandes narrativas e teorias chegaram ao fim, por conta das aceleradas mudanças sociais, onde os sujeitos enfrentem outros contextos e novas perspectivas.
Ao invés de partir de teorias e testá-las, há a necessidade de conceitos sensibilizantes que são essencialmente influenciados por um conhecimento teórico anterior.
A pesquisa qualitativa com seus preceitos norteadores é utilizada para isolar claramente as causas e efeitos, operacionalizar adequadamente relações teóricas, medir e quantificar fenômenos e desenvolver planos de pesquisa