resumo critico - o coronel e o lobisomem
Kaique Carvalho Santos1
O filme O Coronel e o Lobisomem é uma adaptação da obra do escritor José Candido de Carvalho, foi lançado em 2005 trazendo em seu elenco principal atores como, Diogo Vilela no papel do Coronel Ponciano, Selton Mello como Pernambuco Nogueira, Ana Paula Arósio no papel da prima Esmeraldina e, não menos importante, Pedro Paulo Rangel no papel do hilariante Seu Juquinha.
Toda a história se passa na pequena cidade de Sobradinho, onde Ponciano, ainda não coronel, e Nogueira crescem juntos, brincam juntos e se apaixonam juntos, ao mesmo tempo, pela mesma mulher. O filme se basicamente relata os acontecimentos da vida de um homem que está a reclamar os bens que lhe foram surrupiados por outro, que segundo aquele, não é digno de tal direito por motivo de este ser um lobisomem.
O filme, mesmo sendo uma comedia, em algumas horas perde seu ar cômico e provoca certo suspense no espectador. É nítida em alguns momentos a intenção do autor em demostrar a força que tem o conhecimento empírico na sociedade e a maneira como esses conhecimentos são passados de pessoa a pessoa, chegando até a apresentar um duelo entre o empírico e o cientifico, no momento em que Nogueira e Ponciano estão diante do tribunal e cada um utiliza-se do seu meio de conhecimento para derrubar os argumentos do outro.
O filme O Coronel e o Lobisomem é uma ótima forma de diversão para os amantes do cinema, traz situações muito engraçadas e um pouco do folclore nacional, é indicado a todas as idades, o vocabulário é dotado de vários jargões e quem o assistir uma vez não poderá abster-se em assistir novamente.