Eletricidade Laboratório
O objetivo desse laboratório foi montar diferentes circuitos monofásicos em corrente continua e a partir da Lei de Ohm determinar os valores da resistência, intensidade e tensão do circuito elétrico.
Ao realizar-se o experimento foram utilizados os seguintes equipamentos:
Multímetro: Medidor de diversas grandezas físicas como a tensão, corrente e resistência.
Voltímetro: Equipamento capaz de medir a diferença de potencial ou tensão elétrica.
Amperímetro: Instrumento utilizado na medição da intensidade da corrente elétrica.
Banco de resistores: Equipamento com diversos resistores capazes de influenciar os valores de tensão e corrente no circuito elétrico.
Cabos: Utilizados para conectar os equipamentos e montar o circuito.
Autotransformador: Instrumento que permite transmitir energia elétrica de um circuito a um outro por meio de transformações nos valores de tensão corrente e modificações nas impedâncias do circuito.
MONTAGEM EXPERIMENTAL
Foram medidos os valores de cada resistência através de um multímetro. Foi montado um circuito com uma voltagem de 90V. Os valores das resistências se encontram na tabela abaixo:
Tabela 1: Valores medidos das resistências utilizadas (Ω).
R1
R2
R3
129,5
128,9
118,9
O primeiro experimento tinha por objetivo obter o resultado das três resistências em série. O cálculo foi realizado a partir da soma das três resistências obtidas anteriormente:
Em seguida, foi calculada a intensidade da corrente por meio da equação . Montou-se então o circuito elétrico e os valores foram medidos como mostra a Figura 1.
Figura 1: Resistências em série
A tabela abaixo segue com os resultados:
Tabela 2: R=R1+R2+R3, V=90V
R(Ω)
I(A)
Medido
372,0
0,23
Calculado
377,3
0,24
Erro
5,3
0,01
O segundo experimento abordava um circuito com as três resistências em série. O cálculo foi realizado da seguinte forma equação:
Em seguida, foi calculada a intensidade da corrente como foi feita