Resumo critico a corporação
Resumo Crítico
“A Corporação” é um documentário canadense, feito através de entrevistas com artistas, jornalistas, acadêmicos executivos e até espiões infiltrados com duração de aproximadamente duas horas e meia, dirigido e produzido em 2003, por Mark Achbar e Jennifer Abbott, baseado em roteiro adaptado por Joel Bakan de seu livro (The Corporation: The Pathological Pursuit of Profit and Power, com versão em português: A Corporação: a busca patológica por lucro e poder). Tendo como objetivo retratar a história das Corporações, desde o seu surgimento até a contemporaneidade.
De principio as corporações eram representadas pelos seus donos, que podiam ser responsabilizado e penalizado por qual quer erro ou falha. No final do século XIX utilizando-se de esperteza e brechas, tiraram vantagem da 14ª Emenda da Constituição Americana, permitindo assim, que as corporações se tornassem pessoas jurídicas com limitada responsabilidade recaindo sobre os donos das mesmas, em outras palavras as corporações passaram a servir como escudos para que seus donos e gestores tomassem decisões sem a preocupação de terem que prestar contas. Nossa sociedade sempre foi bombardeada com produtos novos que segundo a mídia e as empresas melhoram a vida das pessoas, no entanto na maioria das vezes é mentira, pois os tais produtos são para o aumento do lucro dos mesmos, como por exemplo: A vacina desenvolvida pela Monsato nos EUA que causou grandes danos à saúde do homem e também das vacas. Pesticida DDT que foi utilizado em grande escala, vindo a causar câncer nas pessoas.
Além dos fatos relatados acima, o documentário relata sobre os pagamentos de salários baixos, as empresas obtendo lucros exorbitantes devido à grande produção com mão de obra barata. Afetam o meio ambiente, pois extraem os recursos da natureza transformando-os em produtos e devolve para a natureza em forma de dejetos industriais, além