Resumo Crislayne
CRISLAYNE DE OLIVEIRA DA SILVA NEVES
RESUMO: ESTUDOS DE AVALIAÇÃO DE RISCO À SAÚDE HUMANA – UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Rio de janeiro – RJ
2014
Resumo
O desenvolvimento dos processos de produção do mundo teve como uma das suas consequências mais perversas para a saúde o aumento de exposição das populações humanas a substancias de diferenciados graus de toxicidade em todas as suas etapas, ou seja, desde a extração das matérias primas e sua produção propriamente dita até o consumo dos produtos.
Nos Estados Unidos são produzidos cerca de 40 milhões de toneladas de resíduos perigosos a cada ano. No Brasil, um levantamento realizado pelo ministério da saúde, abrangendo o período de 2001 até 2004, identificou 15.237 áreas com solos contaminados, sendo 11.468 áreas de disposição final de resíduos urbanos e 3.769 outras áreas que incluem depósitos de resíduos indústrias.
As instituições e os profissionais de saúde frequentemente têm se deparado com a necessidade de investigar a ocorrência dos efeitos sobre a saúde, estabelecer o diagnóstico e a possível relação com a exposição ambiental e determinar medidas de intervenção e tratamento desta população.
Uma das metodologias já existentes é a de avaliação de risco à saúde humana para a exposição a resíduos perigosos, desenvolvida pela Agência para Registro de Substâncias Tóxicas e Doenças, que considera objeto de avaliação os compostos químicos, elementos ou combinações que, por sua quantidade, concentração, características físicas ou características toxicológicas, possam representar um perigo imediato ou potencial para saúde humana ou para o ambiente, quando forem inadequadamente usados, tratado, armazenado, transportado ou eliminado.
A partir de uma proposta do Ministério da Saúde, cujo objetivo era avaliar a aplicabilidade da metodologia da ATSDR para a realidade brasileira, foram realizados estudos de avaliação de risco á saúde em três áreas onde Havia