RESUMO: CRIANCAS EM CENA - 2 CAPITULO
Resumo solicitado pela Professora Liliane Barros Almeida, da disciplina de Estágio Supervisionado I, turno Matutino, do Curso de Pedagogia, como nota parcial da N1. .
Goiânia, 27 de abril de 2013.
2.4.4. Linguagens Artísticas
As linguagens Artísticas também abrangem as artes visuais, a dança o teatro, a música e a literatura dentre outras. Para trabalhar estas linguagens com as crianças é preciso que o profissional as vivenciem, prevejam o tempo e considerem a necessidade e o desejo das crianças, garantindo com que vejam, reconheçam, sintam, experenciem e imaginem as diversas manifestações de arte atuando sobre elas. Permitindo ainda a participação, prazer e aprendizagem de todas as crianças.
Segundo o artigo 9º e normatizado nas DCNEI, deve-se garantir na Educação Infantil os princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão, nas diferentes manifestações artísticas e culturais.
2.4.5 Linguagem Musical
A linguagem musical compõe o quadro das Linguagens Artísticas e passou a compor obrigatoriamente, o currículo de Educação Básica. Os profissionais devem ampliar e diversificar o seu próprio repertório cultural e o das crianças, particularmente em relação à música. O objetivo não é formar musicistas, mas é oportunizar as crianças a apreciação do trabalho com a música.
As experiências adquiridas dessa linguagem na Educação Infantil são fundamentais para o desenvolvimento de capacidades mentais, físicas e afetivas da criança, pois garantem experiências sensoriais, expressivas e corporais.
As crianças também podem experimentar o fazer musical por meio da construção de