Vendas em 30 segundos
O livro de Tiago Barreto è expressamente escrito para estudantes e profissionais no inicio de carreira publicitaria. Essa declaração do publico-alvo do livro, nas primeiras paginas, deixa compreender que a leitura será de fácil compreensão, para fornecer dicas praticas e atalhos experimentados na pratica pelo autor.Quem è o autor do livro? Na contracapa do livro , podemos aprender que Barreto è formado em Publicidade na USP, estudou roteiro na escola de cinema em Cuba, trabalha como redator nas agencias de publicidade, ganhando prêmios na área. Indo no web site dele (www.tiagobarreto.com.br), Tiago se apresenta como redator e se pode ver seu portfolio: vários VT da Casas Bahia, um anuncio do carro Mercedes-Benz, anuncio Fio-dental Colgate, entre outros.
Iniciando a leitura dos capítulos do libro, um texto bastante pequeno com pouco mais de 100 folhas, encontro a frase mais interessante do livro: “não há comunicação sem organização”. E’ isso o trabalho de um publicitário: saber organizar a comunicação, de forma clara e mais leve possível. Antes da Torre de Babel não se comunicava, lembra-nos Barreto, depois chegou a ordem dos sinais, a organização.
O livro ganha minha atenção também porque na mesma pagina cita um dos diretores de cinema que mais gosto, Stanley Kubrick. Kubrick dizia que não se consegue uma historia a filmar, se não è bem escrita. Em outras palavras não è possível fazer um bom filme a partir da um roteiro ruim. Falar de roteiro de filme, è falar de ação dramática, escreve Barreto, com um inicio, meio e fim (uma estrutura que foi invenção do teatro grego, lembro) e que tem que se encontrar também no filme publicitário.
O autor fala do poder da televisão, a sua importância de seduzir a sociedade brasileira, sem as limitações que outros meios, revistas, jornal, radio, internet, tem. Aspeto negativo da produção de um filme publicitário è o alto preço de veiculação e por isso planos de mídia corretos, com