RESUMO crescimento e controle do crescimento microbiano
Caracterizado pelo aumento do número de MO (população) e não do tamanho das células. O crescimento microbiano é feito por fissão binária e os fatores necessários para o crescimento dividem-se em físicos e químicos.
*tempo de geração: enquanto tempo uma célula se divide em duas por fissão binária. É o período necessário para que as células em uma população microbiana aumentem, dividam e produzam duas novas células apara cada uma que existia anteriormente. Varia consideravelmente entre organismos devido à utilização de nutrientes.
Maioria das bactérias: 1 a 3 horas
Fatores físicos
- Temperatura
A maioria dos MO crescem bem nas temperaturas ideais para os seres humanos, porém, existem aqueles que crescem em temperaturas extremas. Os MO são classificados em três grupos principais em relação a temperatura de crescimento: psicrófilos (crescem em baixa temperatura), mesófilos (crescem em temperaturas moderadas) e termófilos (crescem em altas temperaturas).
Cada espécie bacteriana cresce a uma temperatura específica mínima, ótima e máxima. A temperatura mínima de crescimento é considerada a menor temperatura em que a espécie é capaz de crescer. A temperatura ótima de crescimento é aquela em que a espécie apresenta o melhor crescimento. A temperatura máxima de crescimento é a temperatura mais alta em que ainda é possível haver crescimento.
*psicrotróficos: organismos que degradam alimentos – só crescem bem quando comparados a outros MO.
Psicrófilos → psicrotróficos → mesófilos → termófilos → hipertermófilos O método mais utilizado na preservação dos alimentos é a refrigeração. Esse método tem como base o fato de a velocidade de reprodução dos MO diminuir em baixas temperaturas. Portanto, refrigeração e congelamento não matam as bactérias. Na refrigeração há diminuição da velocidade de crescimento e no congelamento há o bloqueio do crescimento e pode haver diminuição do número de MO. Em refrigeradores, os MO patogênicos não crescem. Temperatura