Resumo convite á filosofia
Foi atribuído á Pitagoras a criação desta palavra, pois afirmava que a sabedoria plena pertencia aos Deuses, mas que os homens poderiam amá-la tornando-se filósofos.
O surgimento da Filosofia aconteceu quando pensadores gregos concluíram que a realidade do mundo e dos humanosnão se tratava de um mistério que necessitasse da revelação por divindades apenas a um pequeno grupo de escolhidos, mas que se tratava de algo que poderia ser conhecido por todos através do raciocínio. Os pensadores tambémconcluíram que a linguagem respeita os comandos do pensamento e em razão disso, o conhecimento pode ser transmitido a todos.
A filosofia é entendida como uma instituição cultural genuinamente grega que, com o passar do tempo, veio a ser o modo de pensar na cultura europeia das Americas.
Ao mencionar isso queremos dizer que ela possui características, ações e formas de pensamento completamente divergentes as de outras culturas.
A tendência à racionalidade, a recusa de explicações preestabelecidas, a tendência ao debate, a capacidade de generalização e a capacidade de diferenciação são os traços mais importantes da filosofia nascente.
Através da filosofia, os gregos estabeleceram no ocidente europeu os princípios fundamentais, deste legado destacam-se as seguintes contribuições:
A ideia de que um conhecimento não deve ser imposto, mas compreendido por todos, através de argumentos, pois a capacidade de pensar é igual em todos os seres humanos. E a idéia de que um conhecimento só é verídico quando explica-se racionalmente o que, por que e como é a coisa conhecida.
A idéia de que a natureza opera obedecendo princípios necessários e universais e que deu origem á cosmologia que é o conhecimento racional da ordem universal. Portanto essa idéia é responsável pelo surgimento da ciência da natureza.
A ideia