Resumo Convite a Filosofia
Segundo a autora do Livro Marilena Chaui, os primeiros filósofos chamados de pre-socraticos, procuravam respostas para as perguntas como Por que e como as coisas existem? O que é o mundo? Qual a origem da Natureza e quais as causas de sua transformação? Essas perguntas se definiam em uma o que é o ser?
Dito isto a origem da filosofia tornou-se ontologia que é a parte dessa ciência que trata do ser enquanto ser.
Heráclito Para Heráclito a natureza sempre está em processo de transformação e nada é estável.
O filosofo nos mostra como os nossos sentidos não percebem essas mudanças e que para nós enxergamos esse “fluxo perpétuo” somente com o nosso pensamento (sentido de racionalidade).
Parmênides
Parmênides era contrario ao pensamento de Heráclito, para ele não há a menor possibilidade de o pensamento pensar em algo que não tenha estabilidade, em coisas que ora são de uma forma e ora são de outra forma.
Demócrito
Para este filosofo a realidade é constituída por átomos. Ele informa que os átomos possuem formas e consistências diferentes. Segundo Demócrito somente o pensamento pode conhecer os átomos pois são imperceptíveis ao senso comum.
Podemos perceber segundo Chaui que esses três exemplos nos mostram a filosofia se preocupando com o pensamento buscando o que é verdadeiro. Nos mostrando que há uma diferença entre perceber e pensar.
Sócrates e os sofistas
Para os sofistas não podemos conhecer o Ser, mas podemos ter opiniões subjacentes sobre a verdade. Já Sócrates afirmava que sim, a verdade pode ser conhecida, a partir do momento que nos afastamos das ilusões ou primeiras percepções para alcançar a verdade pelo pensamento.
Platão e Aristóteles
Segundo o livro Platão distingue quatro formas ou graus de conhecimento, que são eles: crença, opinião, raciocínio e intuição intelectual. Um grande exemplo para Platão de conhecimento intelectual é a matemática pois não se trata de opiniões e prepara o